Vigário

Padre João Carlos Iancoski Portes – CM

João Carlos é natural de São Mateus do Sul – PR, nascido na Comunidade de Vila Palmeirinha, filho de Regina Iancoski Portes e João Maria Portes. Ele é o mais novo dos três irmãos, Padre Antonio e Roseli.

Desde criança participava ativamente na Igreja, com a infância missionária, teatros, Pastoral da Juventude. De profissão é sapateiro.

Como vocação ingressou no Seminário Propedêutico no ano de 1998, residindo em Colombo no Paraná.

Nos anos de 1999-2001 cursou filosofia no Instituto Vicentino em Curitiba, hoje Faculdade e residiu no Bairro de Órleans.

Em 2002 foi para Petrópolis no Rio de Janeiro onde fez o Seminário Interno, onde estudou e aprofundou a Espiritualidade e o Carisma de São Vicente de Paulo.

Entre 2003 – 2006 cursou Teologia em São Paulo na Faculdade Nsra. da Assunção. Neste tempo seu trabalho pastoral foi entre o Povo em situação de Rua e soropositivos.

Ordenou-se Diácono na Paróquia São Vicente de Paulo em São Paulo no dia 04 de Março de 2007 pela imposição das mão de Dom Tomé Ferreira da Silva. Logo após a Ordenação diaconal colocou-se à disposição e foi fazer uma experiência na Amazônia em uma Frente Missionária Interprovincial Vicentina, Na Prelazia de Itaituba, onde encontrava-se Pe. Arno Longo.

A Prelazia de Itaituba geograficamente é do tamanho do Estado do Paraná e tinha apenas 14 padres de várias Congregações nesta imensa região.

No dia 10 de Novembro de 2007 João Carlos ordenou-se Padre em sua cidade Natal, na Paróquia São Mateus por imposição das mãos de Dom Ladislau Biernaski – CM.

Dia 1º. De Fevereiro de 2008 Pe. João Carlos recebe a Provisão de Dom Capistrano sendo Vigário da Paróquia Sant’Ana em Itaituba no Pará, assumindo a Área Pastoral III, com suas 50 Comunidades de Imigrantes, Ribeirinhos e Indígenas.

Neste tempo onde os conflitos e problemas socioambientais eram gritantes, assumiu a Missão juntamente com a Comissão Pastoral da Terra e Fundo Dema na luta em proteção aos Povos e ao Meio Ambiente.

Em 2017 a Missão foi entregue à Prelazia onde assumiram os Padres da Congregação de São Francisco de Sales.

Padre João Carlos chega em São Paulo no dia 14 de Dezembro de 2017 e no dia 21 de Dezembro recebe a Provisão como Vigário Paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo pelas mãos de Dom José Roberto Palau.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on print
Print