Diácono

Diácono Permanente – Anivaldo Blasques

Anivaldo Blasques é natural de São Paulo – SP, nascido no bairro do Ipiranga, filho de Ana Felipe Blasques e Paulo Blasques. Logo no início da vida enfrentou a fragilidade humana com a morte do pai, aos 5 anos de vida, junto com a mãe enviuvada reconstruíram a estrutura familiar na casa dos avós maternos.

A sua mãe casou-se novamente e duas irmãs Áurea e Albertina nasceram dessa segunda união da mãe com o novo pai, Augusto de Oliveira.

Desde muito novo precisou trabalhar para ajudar a mãe a reestruturar a família, atuou em diversas profissões.
Conheceu, no bairro da Vila das Mercês, Nilda da Costa com quem se casou em 08 de novembro de 1969 na capela do Colégio Virgem Poderosa.

Dessa união nasceram dois filhos, o André e o Adriano.
Atuou ao lado da sua esposa Nilda em diversas pastorais da paróquia São Vicente de Paulo. Participou do 2º E.C.C da Paróquia.

Em 1988 formou-se advogado pela Faculdade de Direito de São Bernardo.
Seus filhos se casaram e lhes deram 3 netos: Caio, Bruno e Bryan.

Estudou teologia na UniFai e ordenou-se Diácono Permanente na Catedral da Sé em São Paulo no dia 18 de abril de 2009 pela imposição das mãos de Dom Odilo Pedro Scherer, apadrinhado pelo Padre Valeriano Pedro Klidzio e logo após a Ordenação Diaconal foi provisionado pelo Cardeal à disposição da Paróquia São Vicente de Paulo e responde também ao Bispo Auxiliar da região episcopal do Ipiranga.

Além de atuar como Diácono na nossa paróquia, ele atua em várias outras paróquias da nossa região e atualmente também exerce a função de Auditor na Câmara Eclesiástica de Instrução Processual da Região.
Outras atribuições:
– Vice tesoureiro da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.
– Contribui para o Núcleo Cáritas Ipiranga.
– É coordenador, junto com sua esposa Nilda, da formação do MESC – Ministros Extraordinários da Santa Comunhão da região do Ipiranga.
– É representante na CODIAC – Comissão dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de São Paulo.
– Administrou durante 1 ano e meio a Paróquia de Santa Cristina.
– Foi nomeado recentemente para atuar como membro da Comissão de Finanças da Região Episcopal Ipiranga.
– Presta serviços, de acordo com a necessidade das paróquias da região, como celebrar bênçãos, batismo, casamentos, proclamação da palavra, exéquias, além de cobrir a necessidade de férias na secretaria de algumas paróquias.
– Também é responsável por buscar, pela Cáritas Ipiranga, doações fornecidas pelas paróquias e distribuir aos necessitados.
– Muitas vezes dá apoio jurídico aos fiéis da Paróquia orientando e encaminhando conforme o caso.
– Iniciou na paróquia, a formação dos Coroinhas.