1ª Leitura – Hb 5,1-10
Mesmo sendo Filho, por aquilo que ele sofreu, aprendeu o que significa a obediência.
Leitura da Carta aos Hebreus 5,1-10
1 Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens
e instituído em favor dos homens
nas coisas que se referem a Deus,
para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
2 Sabe ter compaixão
dos que estão na ignorância e no erro,
porque ele mesmo está cercado de fraqueza.
3 Por isso, deve oferecer sacrifícios
tanto pelos pecados do povo,
quanto pelos seus próprios.
4 Ninguém deve atribuir-se esta honra,
senão o que foi chamado por Deus, como Aarão.
5 Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo
a honra de ser sumo sacerdote,
mas foi aquele que lhe disse:
‘Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei’.
6 Como diz em outra passagem:
‘Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec.’
7 Cristo, nos dias de sua vida terrestre,
dirigiu preces e súplicas,
com forte clamor e lágrimas,
àquele que era capaz de salvá-lo da morte.
E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus.
8 Mesmo sendo Filho,
aprendeu o que significa a obediência a Deus
por aquilo que ele sofreu.
9 Mas, na consumação de sua vida,
tornou-se causa de salvação eterna
para todos os que lhe obedecem.
10 De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote
na ordem de Melquisedec.
Palavra do Senhor.
Salmo – Sl 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)
R. Tu és eternamente sacerdote
segundo a ordem do rei Melquisedec!
1 Palavra do Senhor ao meu Senhor:*
‘Assenta-te ao lado meu direito
até que eu ponha os inimigos teus*
como escabelo por debaixo de teus pés!’ R.
2 O Senhor estenderá desde Sião
vosso cetro de poder, pois Ele diz:*
‘Domina com vigor teus inimigos; R
3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste;
na glória e esplendor da santidade,*
como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!’ R.
4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra:
‘Tu és sacerdote eternamente,*
segundo a ordem do rei Melquisedec!’ R.
Evangelho – Mc 2,18-22
O noivo está com eles
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,18-22
Naquele tempo:
18 Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando.
Então, vieram dizer a Jesus:
‘Por que os discípulos de João
e os discípulos dos fariseus jejuam,
e os teus discípulos não jejuam?’
19 Jesus respondeu:
‘Os convidados de um casamento
poderiam, por acaso, fazer jejum,
enquanto o noivo está com eles?
Enquanto o noivo está com eles,
os convidados não podem jejuar.
20 Mas vai chegar o tempo
em que o noivo será tirado do meio deles;
aí, então, eles vão jejuar.
21 Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha;
porque o remendo novo repuxa o pano velho
e o rasgão fica maior ainda.
22 Ninguém pðe vinho novo em odres velhos;
porque o vinho novo arrebenta os odres velhos
e o vinho e os odres se perdem.
Por isso, vinho novo em odres novos’.
Palavra da Salvação.
Reflexão – Mc 2, 18-22
Em todas as épocas, as pessoas sempre valorizaram as práticas religiosas, e, entre essas práticas, o jejum. Na época de Jesus, não era diferente. Por isso, os fariseus procuram Jesus e o questionam sobre a prática do jejum por parte dele e dos seus discípulos. Jesus nos mostra que as práticas religiosas só têm sentido enquanto são manifestações do relacionamento que temos com Deus, e que o Novo Testamento apresenta essa grande novidade em relação ao Antigo. Assim, percebemos que Jesus veio nos trazer algo realmente novo, e não apenas colocar rótulos novos nas coisas velhas que já existiam antes da sua vinda ao mundo.
Fonte: CNBB