Artigos, Editorial, Mensagem do pároco, Notícias da paróquia › 16/02/2017
Uma pessoa foi consultar um sábio sobre quem pode decidir entre a vida e a morte. O sábio pegou um passarinho e falou “para poder matar o passarinho, você deve adivinhar em que mão ele está.” O sábio pegou o passarinho na palma da mão e fechou a mão, colocou atrás de si, e perguntou: “Em qual das mãos está o passarinho?”. Ele pensou! Se a pessoa disser que está na esquerda e o passarinho estiver na esquerda eu troco e assim, nunca vai acertar a mão em que está o passarinho. Então veja na minha mão tenho a vida e a morte depende da minha decisão.
Assim é a reflexão desta campanha da fraternidade com a tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. O lema “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).
Ao não valorizar a natureza e os ecossistemas em que vivemos, nós deixamos aos nossos descendentes, uma terra sem vida.
No Brasil, temos seis enormes Biomas, alguns com mais de um bilhão de quilômetros quadrados, são eles: floresta Amazônica, o cerrado, a mata atlântica, a caatinga, a pampa, e o pantanal. Cada um deles tem grupos de vida própria, “Bios = vida e ma = grupo estruturado, estes Biomas dão equilíbrio à natureza e à vida humana. Destruí-los é destruir a vida; A sua destruição é provocada pela ambição, ganância e avareza. Nesta campanha da Fraternidade vamos fazer uma experiência de uma conversão, de uma mudança de coração, a conversão ecológica e uma conversão comunitária (L S 219 Papa Francisco).
Ao começarmos pela nossa casa, pelo nosso quintal, pela nossa rua, pelo nosso bairro, pela nossa cidade. Cada um deve fazer o que está ao seu alcance. Os políticos, os professore, os agricultores, os banqueiros, os empreendedores, o clero, os aposentados, os estudantes, os jornalistas, as crianças… Somos todos convocados pela natureza a cuidar e zelar dela para que seja a fonte de vida. Esta vida está nas suas mãos depende de nós preserva-la ou matá-la. Você decide. Lembre-se da história do sábio. O cristão sempre luta pela vida!
Pároco: Pe. Valeriano Pedro Klidzio.
Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.
Amém!