Editorial, Mensagem do pároco, Notícias, Notícias da paróquia, Sem categoria › 21/10/2017

SÍNODO EM SÃO PAULO

I SÍNODO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO

Tema: Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária

Lema: “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas”

O que é um sínodo?
É uma assembleia de clérigos, consagrados e leigos, destinada a auxiliar o bispo diocesano na promoção do bem de toda a comunidade diocesana (cf. cân. 460). É também uma manifestação de comunhão eclesial de altíssimo significado para a diocese; é ocasião para uma grande avaliação pastoral, uma tomada de consciência ampla sobre a realidade da diocese, para indicar metas e prioridades da ação evangelizadora e eventuais mudanças na organização pastoral.

Para quê?
O sínodo tem o objetivo de revitalizar e renovar a ação evangelizadora e missionária na diocese, a partir da reflexão e avaliação sobre os diversos aspectos da sua realidade eclesial e pastoral, sobre a realidade religiosa, social e cultural na qual a diocese está inserida. Tudo isso deve ser orientado pela Palavra de Deus e pelo Magistério da Igreja. O sínodo tem a finalidade de suscitar um novo dinamismo na realização da vida e da missão da Igreja nesta Metrópole.

Que etapas serão seguidas?
O sínodo será celebrado em quatro etapas:
a) Em 2017: organização, oração, motivação, elaboração de subsídios e preparação de animadores sinodais;
b) Em 2018: celebração do sínodo nas paróquias e comunidades, avaliando a vida e a missão da Igreja nas bases;
c) Em 2019: celebração do sínodo nas regiões episcopais e vicariatos ambientais;
d) Em 2020: celebração da assembleia sinodal arquidiocesana, a partir de todas as contribuições vindas das etapas anteriores.
* Todo o caminho sinodal será regido por um Regulamento, onde estarão previstas as diversas ações, competências e objetivos a alcançar.

Oração pelo sínodo arquidiocesano de São Paulo
Divino Espírito Santo,
vós sois a alma da Igreja e renovais a face da terra.
Vinde em nosso auxílio na realização do primeiro sínodo arquidiocesano de São Paulo.
Renovai em nós a fé, a esperança e a caridade; animai-nos com um vivo ardor missionário para o testemunho do Evangelho nesta Cidade imensa.
Seguindo o exemplo de Maria, Mãe da Igreja, do apóstolo São Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese,
de São José de Anchieta, Santa Paulina e Santo Antônio de Santana Calvão, dos bem-aventurados Padre Mariano e Madre Assunta
e dos santos Padroeiros de nossas Comunidades, sejamos, também nós, ardorosos
discípulos-missionários de Jesus Cristo para que, n’Ele, todos tenham vida em abundância. Divino Espírito Santo, iluminai-nos. Amém!

Informações sobre o sínodo arquidiocesano: Portal da Arquidiocese de São Paulo – www.arquisp.org.br/sinodo / Jornal O SÃO PAULO – www.osaopaulo.org.br / Rádio 9 de Julho – www.radio9dejulho.com.br