Pastorais e Movimentos

Pastoral da Acolhida

A função da Pastoral da Acolhida é atender à orientação bíblica:”Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rm 15,7). É um trabalho de acolhimento à comunidade para que as pessoas se sintam bem nas missas e eventos realizados na Igreja. Tem como objetivo mostrar e dar à paróquia uma imagem de comunidade carinhosa, acolhedora e eficiente. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção e ao atendimento das necessidades dos paroquianos e das pessoas que freqüentam a Igreja eventualmente. As pessoas que vêm à nossa igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que participar faz bem.

A Pastoral trabalha num primeiro momento, através do Acolhimento nas missas dos finais de semana, e outros eventos quando solicitado por alguma Pastoral/Grupo/Movimento. Num segundo momento, através da acolhida em todas as missas e de um plantão diário na Igreja, para atender às pessoas que venham à Igreja buscar qualquer espécie de auxílio, seja encaminhando-as a outras pastorais/movimentos/grupos, ou simplesmente ouvindo-as carinhosamente.

Num terceiro estágio, a acolhida também será feita através de visitas à família novas que chegam, visitas domiciliares em momentos marcantes, em missas comunitárias e outras ações de envolvimento comunitário. A principal necessidade da pastoral é receber o apoio das demais pastorais e a compreensão, por parte dessas, de que a Acolhida trabalha de modo e regras próprias, que visam sempre atender às necessidades e aos anseios de todas as pessoas que freqüentam a Igreja.

Conheça outras Pastorais e movimentos de nossa comunidade: