Pastorais e Movimentos

Imprimir

Pastoral do Dízimo

imagesHO7DQ7QMDÍZIMO: COMPROMISSO COM MINHA COMUNIDADE!

É uma resposta concreta de compromisso com Deus. É expressão do amor que torna possível o “milagre da partilha”.

O Dizimo é: – Gratidão a Deus. – Comunhão e Participação na Igreja. – Testemunho de fraternidade. – Partilha generosa com os irmãos.

Na medida em que tomamos consciência de que somos comunidade, vamos nos sentindo responsáveis uns pelos outros. Esta responsabilidade nos torna cada vez mais irmãos. Portanto cada Dizimista oferece com alegria, uma parte do fruto do seu trabalho, do seu suor, de si mesmo. Tudo é Dom, é presente de Deus e meio importante para a construção da Comunidade.

COMO É EMPREGADO O DÍZIMO?
A arrecadação deve ser empregada nas três dimensões fundamentais de toda comunidade viva e atuante:

Dimensão Religiosa – Comunidade:
Aquisição de materiais importantes para a catequese: projetor, vídeo, TV, cartazes, slides. Aquisição de materiais para o culto: livros, velas, paramentos, flores, hóstias, sistema de som, folhetos, objetos litúrgicos, impressos…

Custear as despesas com funcionários: salários, encargos sociais, ajuda de custo aos sacerdotes, locomoção. Auxílio aos irmãos mais pobres, atendimento aos andarilhos, indigentes, doentes, povo de rua, idosos, migrantes, desempregados, menores abandonados e carentes, outros. O Dízimo deve ser resposta aos apelos do amor de Jesus, na pessoa do empobrecido.

Dimensão Missionária – Evangelização:
Participação nas necessidades da Região Episcopal. Ajuda ao seminário: contribuição para manutenção dos candidatos ao sacerdócio. Formação dos agentes de pastoral e animadores da comunidade: cursos, retiros, encontros. Formação de novas comunidades. Levar a Palavra de Deus a tantos que ainda não a receberam. Contribuindo com o tempo, sendo disponível, dando a generosa oferta, sendo Dizimista, o Cristão católico será verdadeiramente missionário.

Conheça outras Pastorais e movimentos de nossa comunidade: