Notícias › 23/03/2018

Imprimir

Nova edição do Guia da Pastoral Familiar recebe reflexões do Sínodo dos Bispos

Com o Sínodo das Famílias, a Igreja mostrou sua atenção para a família e deu grande impulso para a renovação da Pastoral Familiar. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar atenta a esse movimento, acaba de lançar uma nova edição do subsídio “Pastoral Familiar na Paróquia – Guia de Implantação”, inspirada nas indicações pastorais e nas reflexões apresentadas pelo Papa Francisco e pelos bispos. 

Além do Sínodo, outros documentos recentes do magistério do Papa também estão em destaque nesse documento que orienta os líderes dessa pastoral em todo o Brasil.

“Esta nova edição não é nova apenas na linguagem e na aparência. Ela vem carregada dos frutos de dois Sínodos, de toda a fermentação missionária da ‘Igreja em saída’ do Papa Francisco e, sobretudo, da coragem pastoral da ‘Amoris Laetitia’ a Exortação Pós Sinodal em que o Papa Francisco expôs, em linguagem simples e direta às famílias, o amor misericordioso de Deus que se derrama sobre à humanidade através do dom da vida familiar, presente de Deus à Igreja e à humanidade”, assinala Dom João Bosco, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

De acordo com Dom João Bosco, o Guia é indicado aos Bispos, sacerdotes e diáconos, além dos agentes da Pastoral Familiar, podendo se ramificar a partir das paróquias e comunidades terapêuticas, frentes missionárias ou ainda em outras realidades.

Com conteúdo formativo, o Guia busca orientar a implantação da Pastoral Familiar nas Paróquias, a partir de oito encontros que auxiliam o agente pastoral a estruturar todas as ações de valorização e promoção da família na paróquia. O material oferece ferramentas para viabilizar o trabalho de evangelização e fortalecimento da vivência familiar.

A nova edição do subsídio é dedicada a todos que “assumem seu fazer missionário em meio a tantos ventos contrários e a tantas tentativas de desestruturação da família nos dias atuais”, indica nota da Comissão. 

Acesse o site da Comissão para adquirir esse subsídio: www.cnpf.org.br

Por A12