Artigos, Editorial, Mensagem do pároco, Notícias, Notícias da paróquia › 19/07/2017

ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA IGREJA

ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA PARÓQUIA SANTUÁRIO SÃO VICENTE DE PAULO

O dia da Consagração e Dedicação da Igreja é um dia festivo para a nossa comunidade de fé. Festejamos os 71 anos da Consagração e Dedicação da Igreja São Vicente de Paulo neste dia 19 de julho de 2017.

Em 19 de julho de 1946, dia de São Vicente de Paulo [atualmente celebrado em 27 de setembro], foi realizada a Sagração do Altar Mór, por S. Revma. D. Antônio dos Santos, Bispo Lazarista de Assis. Em 21 de julho do mesmo ano, aconteceu a festa externa de São Vicente com inauguração e bênção solene da nova Matriz por S. Excia. D. Carlos Carmelo, Cardeal Arcebispo de São Paulo, que conferiu o título de Santuário e altar Privilegiado – o altar Mór. (cf. Livro Tombo da Paróquia).

“A Igreja, desde que construída como edifício destinado unicamente e de modo estável a reunir o povo de Deus e a realizar os atos sagrados, torna-se casa de Deus. Por isso, de acordo com antiquíssimo costume da Igreja, convém que seja dedicada ao Senhor mediante rito solene. Quando a igreja é dedicada, tudo o que nela se encontra , fonte batismal, cruz, imagens, órgão, sinos, estações da ‘via-sacra’, deve considerar-se abençoado e erigido com o próprio rito da dedicação. [Tendo por Titular, está Igreja, ‘São Vicente de Paulo’]”. (Cerimonial dos Bispos, cap. IX, n. 864-5).

“Para melhor realçar a importância e dignidade da igreja particular, festejar-se-á o aniversário da dedicação da sua igreja…” (Cerimonial dos Bispos, cap. IX, n. 878). “Reunimo-nos nesta assembleia para celebrar solenemente a dedicação de uma casa de oração. Esta é, de fato, a casa das nossas orações; mas nós próprios somos casa de Deus. Somos construídos como casa de Deus neste mundo e seremos dedicados solenemente no fim dos tempos. O edifício, ou melhor, a construção faz-se com trabalho; a dedicação realiza-se com alegria.” (Santo Agostinho, Bispo, séc. V [Sermão 134]).

Com jubilosa alegria Celebramos o Aniversário da Dedicação desta Igreja São Vicente de Paulo, 19 de julho, consagrada e dedicada para os cristãos serem a casa de Deus em honra e glória de Deus.